jusbrasil.com.br
1 de Março de 2021

7 Sites para você publicar seu artigo jurídico na internet

Quer publicar um artigo de direito na web e não sabe onde? Esse texto é para você.

Natália Oliveira, Engenheiro de Software
Publicado por Natália Oliveira
há 3 anos

Um bom profissional do direito, mesmo em sua época de faculdade, deve estar habituado a produzir conteúdo jurídico, seja em trabalhos da faculdade, contagem de horas de atividades extracurriculares, para contabilizar produção de artigos para concursos ou mesmo para firmar seu reconhecimento profissional e intelectual, e a internet é um excelente ambiente para isso. No mundo online é possível publicar artigos jurídicos em diversos sites e separei aqui alguns deles, especificando suas características, para que você escolha o mais adequado às suas necessidades.

Levei em consideração alguns pontos:

  • O page rank do site, que se refere a relevância do site nas pesquisas do Google, numa escala de 0 a 10.

  • Se possui ou não um editor de texto personalizado.

  • A existência ou não do ISSN, que é um código de padronização internacional para individualizar a obra.

  • A existência ou não de uma seleção dos artigos por meio de um conselho editorial.

  • A forma de envio dos artigos.

  • As possibilidades do ambiente no que tange o público; se é mais acadêmico e com conteúdos extensos, se é voltado a internet e o público leigo em geral, se cabe os dois, etc.

  • Especificidades do site.

Esclarecimentos feitos, agora vamos a lista.

Jusbrasil

O page rank do Jusbrasil é de 06/10. De todos, é o que conta com maior visibilidade de leitores (32 milhões de acessos mensais).

Seu editor de texto é personalizado e simples. Ideal para quem deseja produzir artigos informativos de qualidade para o público leigo e profissionais da área jurídica. Costuma ser listado entre os principais resultados em mecanismos de busca como o Google.

É também um espaço para quem quer divulgar escritos acadêmicos, científicos e modelos, já que é o site jurídico brasileiro mais acessado. Por ter um perfil mais colaborativo e menos burocrático, o site não possui ISSN.

Âmbito Jurídico

O Âmbito Jurídico possui ISSN e os artigos passam por uma seleção de conselho editorial. Conta com a emissão de certificados de publicação, mas apenas para quem passar pelo conselho. Uma característica do site é que não se pode apagar os artigos depois, como consta nas regras de publicação.

O cunho do portal é mais estritamente acadêmico, não indicado para leigos que procurem seus direitos na internet. O envio dos artigos é feito por email e o site não possui editor de texto. Seu page rank é 04/10.

Lex Magister

O Lex Magister também possui ISSN e também conta com uma seleção de conselho editorial. Uma de suas características é que o artigo pode ser direcionado a produtos pela Lex. Não possui editor de texto próprio e o envio é pelo email.

O site tem um forte cunho acadêmico, inadequado para o público leigo, mas trata-se de uma revista com muita experiência e já a bastante tempo na ativa, fruto de uma união entre a Lex Editora e a Editora Magister. O page rank é 0/10.

Jus

Anteriormente chamado de Jus Navigandi, o Jus tem um page rank de 05/10. Também possui ISSN para suas publicações e igualmente conta com uma seleção de conselho editorial. O certificado é apenas para os artigos escolhidos, mas é possível publicar e deixar o artigo disponível no site.

O Jus possui um editor de texto personalizado para que as pessoas possam escrever diretamente no site. Tem foco acadêmico, mas também atinge o público leigo.

DireitoNet

O page Rank do DireitoNet é de 05/10 e o site não possui ISSN. É bem fácil encontrá-lo quando se pesquisa assuntos acadêmicos e artigos objetivos para estudo, sendo ao mesmo tempo acadêmico e informal. É possível escrever para o público leigo, mas o foco maior é estudantil.

Não conta com um editor de texto próprio e o envio de textos é por um formulário de publicação.

Conteúdo Jurídico

O site Conteúdo Jurídico tem foco totalmente acadêmico, indicado para quem quer algo mais formal, e não para quem quer um cunho mais informativo e voltado ao público leigo em geral. Não possui um editor de texto e o envio dos artigos é feito pelo email. O page rank do site é de 02/10 e o site possui ISSN.

Conjur

Já bem conhecido, no Conjur você precisa enviar o artigo por email para ser avaliado, em formato word. Segundo o próprio site, devido a grande quantidade de envios de artigos que recebem, muitos acabam sendo descartados no processo, mesmo os com qualidade.

O page rank do site é 06/10 e os artigo costumam ser mais formais, porém, não necessariamente acadêmicos. É mais voltado para o jurista que quer manter-se atualizado e possui ISSN.

Existem outras opções para publicar que não são exclusivas do mundo do direito, como o Medium ou o LinkedIn, mas espero que ajude você a escolher.

Até a próxima.


💚 👆 Esta publicação foi útil? Recomende a leitura, clicando no coração lá em cima.

→ Se quiser contribuir com o conteúdo, comente! Se houver equívocos, aponte! Toda contribuição é válida.

37 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O melhor é o Jusbrasil ♥ continuar lendo

lucas boa noite sabe me informar se o jusbrasil emite certificados quando pública o artigo? continuar lendo

Olá, @Kleber. Então... ainda não emitimos certificados referente a publicação de artigo. Mas não é o primeiro pedido, então já colocamos essa sugestão em nossa lista de prioridades, tudo bem?
Avisaremos quando tiver disponível ;)
Grande abraço!
Ah! Havendo alguma sugestão de melhoria ou algo que você acha que ficaria massa se implantássemos em nossa plataforma de publicação, pode sugerir, ta? Todo feedback é importante. ;) continuar lendo

Seria maravilhoso o certificado.
Fica a dica Jusbrasil. continuar lendo

Excelente artigo. Para contribuir com as informações, cito também o site "jurisway.com", no qual é possível publicar diretamente nele através do seu perfil, bem como realizar cursos (gratuitos ou não) com certificado. continuar lendo

Muito bom essas informações, principalmente para alunos que como eu, está tentando publicar artigos que valham como horas para o curso de direito. Parabéns pela disponibilidade. continuar lendo

Excelente publicação! Muito útil para quem tem o objetivo de divulgar artigos jurídicos. continuar lendo