jusbrasil.com.br
16 de Julho de 2018

Artigo jurídico para web precisa de imagem? Eu te respondo!

Algumas dicas para textos jurídicos publicados na internet.

Natália Oliveira, Advogado
Publicado por Natália Oliveira
há 5 dias

Imagem: Photo by Andrew Neel on Unsplash

Dessa vez trago dicas sobre a parte visual mais imediata de um artigo na internet. Vale frisar, como de costume, que não trato sobre artigos científicos de direito, que seguem outros parâmetros e são igualmente importantes de serem compartilhados na internet. Esses já são bem servidos de orientação, seja na faculdade, por professores ou em livros que orientam a sua correta produção; sinta-se livre para publicá-los aqui no Jusbrasil também.

Agora, se você deseja produzir um texto que atinja e seja compreendido por um público mais abrangente (leigos, estudantes, curiosos, juristas, etc), esse artigo vai te ajudar. Aqui eu irei falar sobre imagem, mas já falei sobre títulos também em outro texto.

Por que usar imagens em um artigo jurídico para a web?

Adicionar imagens é uma forma de atrair a atenção inicial de leitores. Juntamente com o título, recursos visuais funcionam como uma forma de correlacionar a chamada inicial e o conteúdo do corpo do texto, além de organizar as ideias e o design do artigo.

Para fazer um paralelo com a web atual, pense na ideia de modernidade líquida de Zygmunt Bauman. Talvez você não repita o mesmo comportamento, mas no geral as pesquisa na web tendem a ser mais imediatistas: são bilhões de resultados oferecidos e o indivíduo deseja encontrar a informação de forma rápida, líquida mesmo. Isso significa que é uma boa usar alguma estratégia inteligente para atrair esse leitor e, combinado com outras estratégias, retê-lo, para que faça parte do seu público.

Repare que isso é apenas uma parte da ideia. Se o leitor for atraído e encontrar um artigo raso, mal escrito, cheio de conteúdos meramente publicitários, muito provavelmente vai sair da página com a mesma rapidez que entrou.

Direitos autorais das imagens

Talvez a parte mais importante e muito esquecida desse tópico. Não infrinja direitos autorais. Ponto. Evite receber reportes de plágio e ser mal visto pela comunidade na web, afinal, essa não é uma prática que queremos incentivar, e o mínimo esperado é que coloquemos fontes.

Mas onde posso encontrar imagens gratuitas para utilizar no meu artigo?

Vamos lá, existem diversos bancos de imagens gratuitas na web, e conheço três bons sites para te ajudar com isso:

Unsplash

Pixabay

StockSnap

Costumo utilizar com maior frequência o Unsplash e o Pixabay, mas já testei o StockSnap e também funciona tranquilamente. O detalhe é que interessante pesquisar os termos em inglês, mas nada que um Google Tradutor não ajude. Lembre-se de citar a fonte da imagem ao final do artigo ou mesmo no início, como fiz nesse artigo.

Fazendo seu próprio design profissional

Para aqueles que possuem um tempinho disponível na rotina de trabalho, ainda existe outra opção: criar o próprio design profissional. Alguns autores já o fazem e utilizam o mesmo template de imagem, apenas mudando alguns elementos, ou mesmo utilizando a imagem como um cartão de apresentação.

Aqui um exemplo de design que criei com o Canva, site gratuito e bem intuitivo de usar (fiz esse design em 7 minutos):

Simples, limpo, interessante e gratuito. Alguns pontos úteis sobre imagem aqui no Jusbrasil:

  • Evite imagens grandes demais, pequenas demais ou com baixa qualidade. Isso vai na contramão da ideia inicial de atrair leitores.

  • Se puder ajustar, é interessante que fique dentro de 800px de largura por 400px de altura. Não é uma regra, mas serve para nortear o seu design.

  • Não coloque o número de telefone. Isso é uma forma de evitar qualquer alegação de infração à ética profissional (ainda existem alguns cantos obscuros em questão de ética, por isso não é recomendado).

Enfim, essas são as dicas. Espero que ajude!


Este artigo foi útil? Recomenda a leitura, clicando lá em cima, e comenta ali embaixo suas ideias!

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Wow! Boníssimo artigo. A parte dos Direitos Autorais das Imagens coube muito bem para mim rs

@nataliafoliveira muito brigada pelas dicas, são ótimas!! Abraços ;) continuar lendo

Obrigada, @andreiarg02! Quando comecei a escrever por aqui confesso que não me atentava para a questão dos direitos da imagem, mas hoje em dia faço questão de por. Espero continuar ajudando.
Sucesso para ti! continuar lendo

Excelentes dicas, parabéns! continuar lendo

Obrigada, Thiago! continuar lendo

Muito Legal Natália Oliveira. Já faço isso das imagens (só uso as livres de direito autoral e mesmo assim cito a fonte); algumas eu também "estilizo" e uso em meus blogs (rsrs), mas não sabia que poderia personalizar elas e usar também aqui no JusBrasil.

Bom saber - a partir de agora vai ver minha cara em quase tudo (só não vale assustar).
Abraço e bom dia continuar lendo

Realmente, Elane, hahahaah! Botei a imagem pequena no canto justamente por isso, para ficar mais discreto, e olha que essa minha foto aí não é tão profissional; talvez um pouco menor ou mesmo um logo pessoal/do escritório.
Abraço! continuar lendo

Assustar nada, pode atrair fãs e dar ciumeira no maridão.
Um abraço, Dra Elane! continuar lendo

rsrsrsr
Obrigada, cara Dra. Fátima Burégio, a autoestima deu uma boa alavancada! rsrsr Simpática e gentil, como sempre.

Quanto a Dra. Natália - só referi o susto quanto a minha própria pessoa tá certo? E foi para descontrair. rsrs. você está ótima na foto do cartão. Parabéns! continuar lendo

Dra Elane, ali é o pai dos meus filhos e o gordinho é o meu primogênito. Rsrsrsrs continuar lendo

Nossa! Como é raro encontrar artigos como este para ajudar os advogados a criarem artigos na internet. PARABÉNS!!
Posso contribuir?
IMAGENS MAIS LEVES QUANTO POSSÍVEL é a recomendação do Google.
O Google está tirando do topo da página de busca os sites com imagens muito pesadas.
Imagens muito pesadas demoram e muitas vezes nem carregam no celular.
Minha sugestão como especialista em Marketing Digital para advogados que não tem tempo para aprender a tratar imagem é colocar somente uma imagem leve, abrindo o texto. continuar lendo

Obrigada, @ronaldobak, excelente contribuição! Que massa ver um profissional de marketing digital por aqui. Por favor, apareça sempre, será sempre bem-vindo! continuar lendo