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15 de Agosto de 2018

13 Dicas essenciais para artigos jurídicos na web

Potencialize o alcance do seu texto na internet.

Natália Oliveira, Advogado
Publicado por Natália Oliveira
há 7 dias

Se você costuma escrever artigos jurídicos para a internet provavelmente já se perguntou como pode melhorar o seu alcance. Talvez você escreva para manter uma rotina de estudos, para expor uma opinião, para fomentar algum debate, para tirar dúvidas da população, enfim. Independente disso, todos com certeza escrevem para serem lidos. Para ajudar nisso separei algumas dicas rápidas e as reuni aqui. Vamos lá!

1. Defina sua estratégia

Pense no público, no assunto e nas palavras-chave principais antes de qualquer coisa, e escreva o texto da forma que o público gostaria de lê-lo e entendê-lo. Exemplo: faz sentido adicionar jurisprudência ou citação de código a um texto endereçado ao público leigo? A resposta é não, mas obviamente que em outros endereçamentos faz total sentido, o principal é saber separar.

2. Evite títulos genéricos

Pense em quantas pessoas já escreveram um artigo chamado “Divórcio”, “Compliance”, “Adoção”: é muito comum. E se seu título tem uma pergunta entregue a resposta no primeiro parágrafo, da forma que puder. Isso ajuda na performance do artigo, na hora que alguém for buscar aquela informação, já que ela encontrará o que procura rapidamente. Se quiser mais dicas sobre títulos clique aqui.

3. Varie os termos utilizados

Que outras palavras ou expressões podem ajudar alguém a encontrar o seu artigo? As pessoas utilizam sinônimos? De que forma as pessoas procuram por essa informação? Por exemplo, uma pessoa querendo se divorciar pode procurar por separação no Google. Você utilizou divórcio no seu título, mas aproveite para tratar dessas outras possibilidades no texto.

4. Use imagens

É muito importante utilizá-las na internet. Aqui não me refiro somente a fotos, mas também a mapas mentais, fluxogramas, etc, recursos visuais que atraiam e facilitem a compreensão do tema. Existem várias opções gratuitas para conseguir imagens na internet.

5. Escreva conteúdos completos

Objetividade não é o mesmo que conteúdo raso. Você pode responder a perguntas correlatas do assunto principal no artigo, isso enriquece bastante o texto. O importante é evitar o exagero: na internet as pessoas tendem a abandonar os conteúdos muito rápido caso percebam que a informação é extensa demais e, principalmente, não entregam o que elas procuram.

6. Evite repetir demais as palavras-chave

Palavras-chave são importantes, mas excessos não são bem vistos por mecanismos de busca, como o Google. Você pode frisá-la com negrito ao início, mas não se engane de que citá-la muitas vezes vai tornar tudo mais fácil. O ideal é focar na qualidade da informação.

7. Organize seu conteúdo

Pense na experiência da pessoa que irá ler. Você utilizou todas as ferramentas disponíveis para deixar o seu conteúdo organizado? Às vezes encontramos um texto que responde a nossa pergunta, mas que está mal formatado e desorganizado. Aqui no Jusbrasil, por exemplo, temos um potente editor de texto com diversas ferramentas de formatação.

8. Saiba embutir links

Se for colocar links, utilize a ferramenta do editor para embuti-los e assim deixar a leitura fluida, sempre pensando na melhor experiência para quem lê.

9. Evite links para sites suspeitos (ou falsos!)

Utilizar links fortalece o seu conteúdo, mas somente se o mesmo for de algum site com uma boa reputação. Um link para sites sensacionalistas, com fake news ou sites de piada para falar sobre Direito Penal, por exemplo, não é uma boa opção; mas citar o Migalhas, Conjur, sites do governo, etc, são seguros e muito bons para o seu conteúdo.

10. Cite as fontes

Esta é óbvia e costumo frisar com frequência aqui no Jusbrasil. Sempre cite as fontes que você utilizou, evite plágios. Coloque ao final os materiais que você utilizou diretamente para escrever o texto.

11. Seja encontrado em outras redes

Você pode embutir links para o seu site e suas redes sociais, como o LinkedIn, Instagram ou Facebook, ao final do texto. Isso ajuda a divulgar seus canais de informação e expandir seu alcance de forma ética. Basta atentar para colocar o link ao final do texto, para não “quebrar” o fluxo de leitura do público, e nem ficar repetindo a informação no texto inteiro como se fosse uma propaganda simples.

12. Organize sua frequência

Não publique dezenas de conteúdos de uma vez só. O mais interessante é manter uma frequência de publicações para fidelizar o público e não fazer com que dividam a atenção entre trocentos artigos (e inevitavelmente ignorem outros). Com um cronograma tudo é mais organizado e você evita de desaparecer, criando novamente aquele bolo de conteúdo.

13. Dica bônus para o Jusbrasil

Se puder, publique pela manhã, entre às 8h e às 12h; se não puder, publique até às 15h. Isso leva em consideração o pico de acessos do site, então sempre que for possível prefira publicar mais cedo, assim você terá um público maior disponível para ver seu conteúdo imediatamente.

Espero que ajude a escrita de vocês. Qualquer dúvida me manda uma mensagem clicando aqui :)


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12 Comentários

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Boa dicas, muitas de um vídeo do Minutos de Direito, mas acabam sendo dicas universais mesmo.

Abraço Natália! continuar lendo

Esse canal é muito bom, @thiagonvieira, e essas dicas levam em consideração orientações de SEO e marketing de conteúdo, por isso todos falam a respeito!

Sucesso! continuar lendo

Parabéns, ótimo artigo! continuar lendo

Muito bom o artigo Nathália.
Sigo várias dessas dicas e a visibilidade dos meus artigos melhorou muito.
Grande abraço. continuar lendo

Parabéns pelo texto.
Tem uma dica que já está embutida entre as dicas que você publicou, mas eu daria um destaque:

Customer First!

Pensar no cara que você quer atingir e entregar o conteúdo perfeito é sempre o ideal. Por isso é muito importante valorizar demais cada dica dada entre as 13 e escrever com foco no leitor e não na divulgação de um serviço ou produto.

É isso que gera autoridade de verdade! continuar lendo

Obrigada por enriquecer o conteúdo, @williansavio! continuar lendo