Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Ministro do STJ faz enquete polêmica no Twitter sobre intervenção militar

Postagem gera críticas na internet; Og Fernandes se defende.

Publicado por Natália Oliveira
há 7 anos

RIO — O ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes surpreendeu os internautas, no fim da tarde desta quinta-feira, com uma enquete em sua conta no Twitter. "Vc é o juiz: o Brasil deve sofrer intervenção militar?", questionou o magistrado. Em pouco mais de quatro horas, o tuíte superou mil e trezentos votos. Quase 90% dos internautas votaram contra a intervenção militar. Ao constatar a polêmica, Og Fernandes se defendeu das críticas e disse que segue a Constituição.

Além de votar, muitos internautas também criticaram a mensagem do ministro. Alguns usuários fizeram outras enquetes para questionar a decisão de Fernandes. Outros usuários expressaram indignação pelo fato de um magistrado fazer tal pergunta em sua rede social.

Vc é o ministro: o sr já ouviu falar da constituição federal?

— janinæ (@yourefeyjanine) 28 de setembro de 2017

Após as críticas, o ministro se defendeu no Twitter. Por volta de 21h10m desta quinta, publicou cinco mensagens na rede social para justificar a iniciativa:

"Caros seguidores, verifico que o país está muito polarizado e com os nervos à flor da pele. Faço enquestes em torno de temas no Twitter. Ao levantar o tema que dei RT (retuíte) antes da enquente, verifiquei uma insana busca de intenções no que era um gesto de auscultar os seguidores. Querem minha opinião? Meu dever é cumprir a lei. Sou seguidor da lei, da Constituição e da democracia no Brasil. Faço isso todo dia. Acalmem-se. De mim, não verão qualquer manifestação fora da lei. Obrigado aos (que) entenderam o intuito da enquete. Estamos numa democracia. Ouvir a opinião das pessoas é regra. Como juiz, continuarei a assegurar o direito de expressão", escreveu Og Fernandes em cinco postagens.


Fonte: O Globo

  • Sobre o autorMe encontre: https://www.linkedin.com/in/nataliaferreiraoliveira/
  • Publicações51
  • Seguidores1772
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2301
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-do-stj-faz-enquete-polemica-no-twitter-sobre-intervencao-militar/504350260

57 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vamos lá:
Toque de recolher - Se você não estiver dentro da sua casa até as 19:00, corre um risco gigantesco de ser assaltado e morto por bandidos. Antes deste horário o risco diminui insignificantemente!
Crime organizado - Como se não bastasse o crime organizado nos presídios, nas favelas, nas estradas roubando cargas, explodindo bancos e carros forte, estamos reféns de bandidos eleitos pelo povo que não tem nem o direito de não ir votar. Estes bandidos assassinam milhares todos os dias simplesmente desviando dinheiro da saúde. Eles destroem o futuro de milhares de crianças roubando as verbas que deveriam ser destinadas à educação!
Matam milhares roubando dinheiro que deveria ser empregado na segurança pública, na melhoria das condições de estradas, etc.
Sinceramente, não passei pelo regime militar no Brasil, mas diante da atual situação, não consigo ver nada de negativo, pois com o perdão das palavras, "o que é um peido para quem encontra-se cagado".
Apoio, desde que a intenção deles seja o que o Sr. General Mourão disse, retirar da vida pública vagabundos envolvidos em ilícitos!
Precisamos urgentemente de uma reforma política, onde seja reduzido o número de parasitas sustentados pelo trabalhador, sejam reduzidos os benefícios destes e eles sejam passíveis do cumprimento da legislação.
É quase que um absurdo ver que um (filho) dePUTAdo pode votar leis em favor próprio!

Precisamos voltar a enxergar luz no final do túnel! Eu só consigo ver a luz do reflexo do escudo das Forças Armadas! continuar lendo

Sinceramente, ainda bem que o amigo confessou não ter vivido o Regime dos Generais Insubordinados, se não o teria insultado após concordar com quase tudo que escreveu. Amigo, corrupto por corrupto é mais fácil você combater um político desonesto do que um general traidor da Pátria. Em 1964 foi isso o que eles fizeram. Praticaram um golpe militar sobre o golpe parlamentar que não interessava aos exploradores estrangeiros, mormente aos norte-americanos. Há farta documentação sobre o que estou falando disponibilizada a quem interessar possa no Arquivo Nacional. Pior, para desmoralizar os que defendem uma intervenção militar para combater a atual corrupção, é que entre tais documentos alguns foram oficialmente cedidos pelo governo dos EEUU. Mas então qual seria a solução para a atual CRISE MORAL e INSTITUCIONAL no Brasil? Simplesmente a moralização das Leis e das instituições, responsabilizando todas as autoridades, além de políticos, desembargadores, juízes, promotores e todos os demais malandros de colarinho branco. Pensei que os generais fossem fazer isso em 1964, todavia só fizeram como está sendo feito atualmente: só responsabilizaram os que não os apoiaram, muitas vezes até sem provas e só por diferenciação ideológica, enquanto apoiavam seus pares e conluios criminosos e ou corruptos. Você, meu nobre Danilo Rodrigues, não viveu durante a ditadura, mas pode crer que as únicas diferenças do Regime dos Generais insubordinados para o atual foram o uso extremado da violência e a corrupção na surdina. Consulte o Arquivo nacional, mas por enquanto copie e cole na aba de endereço de seu navegador os links que seguem e boa leitura. https://noticias.uol.com.br/política/ultimas-noticias/2017/03/17/relatos-historicos-apontam-que-caixa-dois-ja-abasteciaogolpe-militar-de-1964.htm
https://noticias.uol.com.br/política/ultimas-noticias/2017/03/17/relatos-historicos-apontam-que-caixa-dois-ja-abasteciaogolpe-militar-de-1964.htm?cmpid=copiaecola
https://noticias.uol.com.br/política/ultimas-noticias/2014/03/22/10-motivos-para-nao-ter-saudades-da-ditadura.htm
https://youtu.be/pXxz5gllbYk continuar lendo

Deveria fazer uma enquete sobre o ministro do STF gilmar mendes porque adora bandidos de colarinho branco.Estamos assistindo um grande espetáculo onde os atores do crime organizado estão falando da constituição e direitos.Agora percebam que mesmo com as instituições funiconando, a efetividade da prisão é pífia diante de tantos bandidos.Por essa razão sou á favor de uma Intervenção Militar temporária.Quem acredita na justiça, são os bandidos do erário público. continuar lendo

Aqueles que defendem a volta da Ditadura Militar, esquecem que aqueles eram outros tempos. Por mais que existam vários e vários discursos daqueles que passaram por ela sem sofrer dano algum, existem ainda mais relatos daqueles que vivenciaram os abusos, as violências, o medo na pele. Não se pode desmerecer a dor de alguém, pelo simples motivo de que com você, ou com algum conhecido seu não aconteceu nada. Temos que pensar para frente, intervenção militar, na altura do campeonato, seria um grandessíssimo retrocesso. Se houveram abusos de autoridade já naquela época, imagine nos dias de hoje, onde a maioria das instituições desse pais tem em suas entranhas, núcleos corrompidos? Simplesmente não é a melhor opção, não foi bom para a época e não será bom agora. continuar lendo

Olhe que comparação.60.000 asssinados, filas enormes nos hospitasi, escolas sucateadas, professores mal remunerados, banqueiros lucrando absurdos e pra completar, quadrilhas do crime organizado roubando e dado prejuízo de quase R$ 200 Bilhões e a maioria soltos, alguns com mandatos e magistrados togados em defesa das facções criminosas.Gostaria somente que alguém confrontasse alguns dados atuais com dos tempos da ditadura.Espero que demonstrem claramente qual quem está sofreendo atualente. continuar lendo

Gabrielle o fato de ter ocorrido tantos incidentes no passado não significa que ocorrerão novamente, ainda sim a dita dura foi mais dura para quem era baderneiro, o cidadão de bem que trabalhava, estudava e produzia, não tem senão lembranças boas, veja a Itália por exemplo o que teve que fazer para eliminar o excesso de corrupção, temos que aprender com o passado, mas não acreditar em frases montadas por pessoas com interesses específicos e repetilas como se fôssemos os donos da verdade, pois verdade absoluta não existe, há apenas pontos de vista. Eu acredito que estamos mais maduros hoje, e teríamos condições de efetuar uma intervenção, retirar a banda podre da política e fazer uma reengenharia no sistema político, se esperarmos os nossos políticos adquirirem um mínimo de consciência e moral vamos penar nos próximos 200 anos sem ter alcances substanciais a nível de Brasil, vamos continuar vivendo a nossa psicosfera e acreditar que em todo lugar acontece da mesma forma. não, não acontece, existe bolsa família, mas ainda tem pessoas passando fome. continuar lendo

Gabrielle Munoz Mendes, entendo seu ponto de vista e sua preocupação.

Nem de longe uma intervenção é a melhor situação, mas talvez a questão seja: será ela evitável?

Do ponto de vista institucional não podemos aceitar que o circulo protecionista se feche de modo que o Legislativo só legisle em causa própria (veja os acordões partidários, a"emenda Lula", tentativas de legalizar o caixa 2, perdoar crimes, etc.).

Já o Judiciário tem sua cúpula escolhida a dedo por políticos ... e para servir a quem mesmo?

O Executivo ... bem, é o Executivo ... serve para fazer a vontade dos reis.

Porém, sob outro aspecto, vejamos um fato real: a presidente do PT, assim como PC do B e PSOL aprovam o fato de Nicolás Maduro colocar militares nas ruas para oprimir protestos. Evo Morales perdeu num referendo mas disse que irá se candidatar a par da Constituição e, sendo ele aliado de Lula, alguém duvida que dando o golpe de Estado o Brasil petista o apoiará? O que esperar do PT, PC do B e PSOL? Democracia?

A intervenção militar vem se tornando uma realidade ... que seja ela de fato temporária e não comunista, onde se eternizam ditadores. continuar lendo

Concordo com o colega. continuar lendo

Entendo que o magistrado quis ser democrático ao propor a enquete. Porém, o mais importante é a compostura de um juíz e sua autoridade diante da lei. Neste caso, acho que foi infeliz ao perguntar aos internautas o que eles pensam, afinal, a Carta Magna já deixa claro o que fazer nestes casos. continuar lendo

Engraçado, não querem intervenção militar, mas reclamam constantemente do aumento constante da criminalidade, da injustiça e da corrupção, nossa constituição federal atualmente só esta no papel, porque na prática, já estamos privados de inúmeras coisas, mas parece que muitos não percebem, fora que não temos praticamente nada do que ela nos garante, apenas no papel esta escrito, mas na prática...hum.... não vejo nada.

Meu professor e um aluno do curso do CFC viveram a ditadura, e disseram na semana passada que na época deles havia mais humanidade, segurança e respeito ao próximo que agora, a marginalidade não dominava o país, e a corrupção, não chegava nem próximo do caos que se instaurou em nosso Brasil. continuar lendo

Hmmm....Melhor trocar de Universidade, quiçá de curso, para um de História ou Sociologia talvez. De qualquer forma uma opinião não é estatisticamente relevante para definir algo. Não é ironia, mas vamos exercitar o senso crítico. Suponha que essa testemunha ocular da História fosse um pré-adolescente, branco, de classe média, morando em uma pacata cidade do interior do Brasil e agora idoso, rememore com outras cores a aurora de sua vida. Para maiores esclarecimentos vide "Luiz Mourier, “Todos Negros”, ganhadora do Prêmio Esso de Fotografia de 1983" continuar lendo

Cada um conta a história como lhe convém... da mesma maneira que cada um acredita ou interpreta como lhe convém..
Eu passei um bom período da época do regime militar, bem como minha família (que não era pequena) e nunca nenhum deles me comentou algo que desabonasse aquela época...
Foi com certeza um período negro , para vagabundos, acomodados e agitadores (comunistas ou não).
Como falaram acima .... .havia mais segurança e respeito ao próximo...
Hoje beiramos ao ridículo de milhares de mortes de inocentes por ano por causa de uma merda de celular e ninguém parece se importunar com essas vidas...
Mas meterem o pau na época dos militares se tornou moda... isso deve ser medo...
Se houve excessos ??? com certeza... não estou falando que foi as mil maravilhas... mas comparar aquele período da história com a atualidade é no minimo muito imbecil...
E a violência, mortes, estupros e a miséria dos dias de hoje ... o que vocês acham ??? está melhor do que foi a "dita dura militar" ?? continuar lendo

Muitos fizeram comentários elogiosos aos tempos da ditadura, mas dou meus parabéns ao Sr José Neto.
Posso dizer de cadeira porque vivi aquela época, hoje tenho 70 anos, e se fosse tudo aquilo que os democratas dizem do regime militar eu não teria chegado até aqui. Servi o exército brasileiro com muita honra nas fileiras do glorioso 1º/11/RI em São João Del Rey-MG, exatamente na era do regime militar, e morro de saudades daqueles tempos.
Quando adolescente jogava bola com os amigos em qualquer ponta de rua de pouco movimento, ia para os bailes nos finais de semana e voltava para casa altas horas a pé, o máximo que acontecia era encontrar outros baladeiros na mesma situação, juntávamos todos no mesmo caminho, íamos a pé para escola e mamãe não se preocupava pois sabia que voltávamos sãos e salvos.
Vou encurtar a conversa porque se for escrever tudo de bom daquela época, fico a noite toda.
Hoje se ouço algum barulho diferente na rua tenho que abrir só uma fresta na janela para ver o que está acontecendo, minha filha teve o carro levado a mão armada na minha porta sem que eu pudesse fazer nada, meu netinho que estuda a dois quarteirões da minha casa tenho que levá-lo e buscá-lo todos os dias, no meu tempo andávamos quilômetros sozinhos com oito anos de idade.
Os mineiros mais velhos com certeza se lembram do 'Kafunga' um ex goleiro do atlético mineiro, que depois que deixou o futebol virou radialista, e dizia uma coisa que jamais me esqueci, o nosso pais não é uma democracia, e sim "UMA ESCULHAMBACIA" todos querendo comer o ... do outro, todos querendo dar prejuízo ao outro, etc e tal.
Na minha terra natal até o final da ditadura desde que nasci só havia acontecido um homicídio, nos dias atuais acontecem no mínimo dois assassinatos por mês, dois assaltos por semana, um estupro por mês, fora outras sacanagens que se tornaram corriqueiras, nenhuma mãe tem coragem de deixar o filho pequeno ir à igreja sozinho.
Vamos parar por aqui, mas que eu tenho saudades do regime militar eu tenho e muita.
Tenho dito. continuar lendo

Temos que promover uma faxina geral destas quadrilhas e não será pela regência destas lavadrazes e sim pela Intervenção Militar.Tenho defendido que se existe corrupção, e porque te muitos advogados para suas defesas e eles constroem suas brechas atarvés dos políticos escolhdos por nós.Jamais acreditei neste sistema e garanto, se não houver uma Intervenção, haverá sangue derramado de pessoas que sabem muito bem o que se passa no Brasil continuar lendo

EU também vivi naquela época e era uma beleza, não havia era publicação da violência e não se podia comentar abertamente as coisas . Lembra? Veja mais um comentário depois do nosso : - "Quebrava os dentes e cortava as mãos", disse o coronel Malhães; veja frases da comissão... Mas essa ouvi ao vivo o Dr. Pablo da “Casa da Vovó” de Petrópolis/RJ falar. Aproveita copia e cola na aba de endereço do teu navegador e divirta-se.
https://noticias.uol.com.br/política/ultimas-noticias/2014/12/10/quebrava-os-dentesecortava-as-maos-disse-malhaes-veja-frases-da-comissao.htm continuar lendo

endosso tudo que foi dito José Neto/ José Serapião Neto .. Eu tb vivi a época de ouro que foram com os militares e sinto que perdemos o melhor. Precisamos resgatar tudo que tínhamos de bom com eles e foram mtas coisas. Precisamos urgente ir às ruas clamar pelos miltares para que, novamente, salvem esse país dessas ideologias assassinas. De 2013 para cá tive que ler mto sobre socialismo, comunismo e entender o porquê dos militares terem entrado no poder e eles tinham toda a razão.. Hj sofremos com as consequências da entrada ao poder dos comunistas e se não ficarmos livres deles nossos filhos e netos sofrerão mais ainda.. Vemos a Venezuela como ficou, e Cuba.. e outros países ditos socialistas ou comunistas. Depende agora de nós irmos às ruas e chamarmos os militares para a intervenção , fechamento do congresso, entregar os bandidos à lava jato, arrumar a constituição tão distorcida com os comunistas no poder, limpar a casa Brasil e essas urnas fraudulentas.. depois de tudo pronto e arrumado, aí sim , com regras que não nos firam mais, poderemos então ter novas eleições gerais.. Mas no momento estamos sim, pedindo SOS aos militares antes que seja tarde continuar lendo

Ótimo comentário continuar lendo